O Management 3.0, também conhecido como Gestão 3.0, é um conjunto de práticas e princípios para a gestão de times e organizações, desenvolvido por Jurgen Appelo em seu livro “Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders”.
Mas, você deve estar se perguntando…
Se existe a “versão 3.0”, onde estão as versões 1.0 e 2.0?
Vamos entender cada uma delas:
– Management 1.0
Caracterizado por ser orientado por comandos, com pouca autonomia nas tomadas de decisões e na criação. O poder é concentrado em poucas mãos, com uma estrutura decisória de cima para baixo.
– Management 2.0
Uma abordagem que busca aprimorar a gestão e incorpora novas técnicas eficazes, como Six Sigma, Gestão de Qualidade Total (TQM) e outras. Apesar disso, a estrutura de decisões ainda permanece predominantemente vertical, sendo o papel do gerente o de executar e comandar.
– Management 3.0
Visa valorizar indivíduos e times, criando um ambiente onde todos são responsáveis pelo sucesso do negócio. A ênfase está no empoderamento dos times, eliminando a verticalidade do sistema de gestão. A liderança é servidora e humanizada, preocupada com a felicidade e performance dos colaboradores.
Diferente dos modelos tradicionais, a gestão 3.0 reconhece a importância da flexibilidade, da transparência e da adaptação constante às mudanças do mercado, buscando não apenas o sucesso financeiro, mas também o bem-estar e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Essa abordagem incentiva a cocriação, o aprendizado contínuo e a experimentação, promovendo uma cultura organizacional mais dinâmica e resiliente.
“Gerencie o sistema, lidere as pessoas.”
(Management 3.0)
Mas como o Management 3.0 pode impactar positivamente a sua empresa?
Um dos propósitos fundamentais do Management 3.0 é envolver os colaboradores, impulsionando, desse modo, o desenvolvimento do negócio.
Como resultado, há um aumento na satisfação geral dos times e na felicidade dos colaboradores.
Olha só mais alguns pontos que destacamos como benefícios:
- Melhora a inovação e a criatividade: As ferramentas utilizadas neste modelo visam alcançar soluções inovadoras para melhorar a organização como um todo.
- Redução da hierarquia: O Management 3.0 está comprometido com uma organização menos rígida, facilitando a tomada de decisões e a implementação de mudanças.
- Maior comprometimento dos colaboradores: Ao envolver todo o time na tomada de decisões, estimula-se o comprometimento com a organização.
- Aumento da performance do time: Pessoas felizes e engajadas tendem a realizar seu trabalho de maneira mais produtiva, o que impacta na performance individual e coletiva.
Segundo Pawel Brodzinski, CEO da Lunar Logic, empresa polonesa de desenvolvimento, o Management 3.0 é, acima de tudo, sobre uma gestão saudável e sensata.
Gostou? Quer saber mais?
A Atena Leaders oferece a certificação do Management 3.0 Foundation Workshop, ideal para líderes que queiram se aperfeiçoar e melhorar suas habilidades de gestão.
Entre em contato com a gente!