Uma sessão extremamente importante em qualquer contexto é a Retrospectiva. É neste momento que o time discutirá sobre as últimas semanas, refletindo sobre indivíduos, interações, processos e ferramentas. É um tempo dedicado para os times se inspecionarem e adaptarem o processo.
Há vários tipos de boards para facilitação de Retrospectivas, cada um diferente do outro, porém com o mesmo objetivo: Melhoria contínua.
Um dos boards que mais gosto de utilizar é o Celebration Grid, do Management 3.0 – Esta ferramenta ilustra que o fracasso e o sucesso são necessários para a aprendizagem.
Comportamento e Resultado
De forma geral, a ferramenta é divida em três colunas: Erros, Experimentos e Práticas; e três linhas: Sucesso, Fracasso e Aprendizado.
Se olhar na figura, irá conseguir identificar: Verde e vermelho significam sucesso e fracasso, cinza é neutro e amarelo representa aprendizado. Também conseguirá identificar as regiões por letras!
Região B, C e E – As partes verdes são potenciais áreas de celebração e são chamadas de zona de celebração.
- Região B: Realizamos experimentos quando não sabemos se teremos sucesso.
- Região C: Boas práticas geralmente levam ao sucesso. É por isso que os temos.
- Região E: Em todos os experimentos, há uma boa chance de fracasso.
Região A, D e F – As áreas cinza e vermelha são onde não aprendemos ou não tivemos resultado positivo.
- Região A: Os erros podem nos surpreender com sucessos inesperados.
- Região F: Às vezes as boas práticas podem falhar.
- Região D: Evitaremos estas más práticas, porque estas podem levar ao fracasso.
Inovação e Motivação
Um tema muito discutido atualmente é como inovar e motivar times a experimentarem coisas novas, que podem ter tanto sucesso quanto fracasso, sem culpar alguém quando algo não funcionou como planejado. Afinal, estamos todos aqui tentando experimentar e entregar algo valioso para nosso cliente.
Pensando nisso, o grupo com o qual eu trabalhava concordou em utilizar o Celebration Grid em uma reunião de Retrospectiva, para criar o espírito de melhoria contínua: entender nossas falhas, aprender com elas; E o mais importante de tudo, COMEMORAR as conquistas.
“Você não falhou, apenas encontrou 10.000 maneiras que não funcionam.”
Este time foi responsável por desenvolver e entregar um produto de pagamento, enquanto eu os suportava como Coach.
O que eu fiz:
- Primeiro, apresentei a ferramenta.
- Depois, compartilhei o Celebration Grid com o time, usando um Miro Board (quadro digital) e expliquei as seis áreas do Celebration Grid.
- Pedi-lhes refletissem sobre a as duas últimas semanas: sucessos, erros, experimentos, aprendizados entre outros.
- Dei-lhes 10 minutos para postarem suas descobertas nas áreas correspondentes.
- Item por item, o time leu os pontos compartilhados e realizando uma breve explicação sobre cada um.
- Para cada sucesso COMEMORAMOS! Parabéns, elogios, boas vibrações, palmas, emoticons… Tudo era permitido 😊
- Com base no resultado, a equipe escolheu 3 ideias para melhorar na próxima semana. Escrevemos os planos de ação e identificamos os responsáveis.
Ao final, eles compartilharam o que foi aprendido com esta dinâmica.
Lições aprendidas:
No início o time sentiu dificuldade em entender a ferramenta, mas a medida que a explicação foi avançando, eles se sentiram mais confortáveis.
Um ponto levantado pelo time foi o foco no aprendizado sobre o fracasso – o que foi incrível, pois os ajudou a fazer a transição da mentalidade de “Não vamos falhar” para “Vamos experimentar” / “Vamos tentar” – Justamente o a atitude que estamos buscando com a realização desta dinâmica!
Um ponto importante: Como facilitador sempre lembre a equipe de não julgar ou punir as falhas, e sempre de identificar aprendizados e melhorias.
Encorajo todos a experimentarem esta prática, vale a pena 😊.
Gostou? Você ainda pode encontrar mais informações sobre esta ferramenta aqui: https://management30.com/practice/celebration-grids/